quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Musculação e Alimentação

A musculação é a atividade física mais procurada por quem deseja um corpo definido.


Se bem orientada, esta atividade é indicada inclusive para idosos e portadores de diversas doenças, como osteoporose.

O praticante de musculação precisa ter um programa alimentar personalizado e específico ao seu objetivo. O nutricionista deve elaborar este plano alimentar após uma avaliação detalhada. 

Informações como: horários e duração dos treinos e tipo de treinamento são apenas algumas das informações que precisam ser levadas em consideração na elaboração do cardápio do praticante.

Uma dieta variada e completa é importante para o praticante da musculação, assim como na maioria dos esportes. Assim, carboidratos (pão, arroz e massa nas versões integrais), frutas (fontes de vitaminas e minerais) e vegetais de cores variadas não devem faltar na dieta do praticante. As proteínas, nutrientes de extrema importância para este grupo, devem estar presentes na dieta. 

Porém, muitos praticantes têm o costume de ingerir quantidade excessiva de proteína. Com isso, pode haver sobrecarga de órgãos como rins e fígado, prejudicando a saúde. 

Praticantes de musculação têm dúvidas sobre a alimentação pré e pós-treino. Um lanche leve, composto por fruta, suco natural, biscoitos ou pães deve ser ingerido cerca de 30 a 40 minutos antes da atividade. 

Durante a prática, a indicação é hidratação contínua ou carboidratos em gel (se você não for diabético) se o tempo de atividade for superior a 60 minutos. Deve-se deixar claro que a alimentação pós-treino tem papel fundamental.

Carboidrato e proteína devem estar presentes na refeição pós-treino para restabelecer a imunidade e dar substrato para a formação de massa muscular. 

Com isso o seu treinamento será muito mais proveitoso e você verá os resultados muito mais facilmente. 


Não esqueça que uma atividade física bem orientada por médico, nutricionista e educador físico sempre lhe darão resultados positivos.

Não brinque com sua saúde!

0 comentários:

Postar um comentário